Sesau nega confirmação de zika em terceira gestante na Capital

 

Material para exame já foi recolhido e encaminhado para laboratório de São Paulo

— Diário Digital

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) divulgou nota na tarde desta quarta-feira, dia 20 de janeiro, para esclarecer que são infundadas as informações divulgadas ao longo do dia sobre a existência de um terceiro caso de Zika Vírus em gestante, em Campo Grande.

Conforme a Sesau, a paciente se apresentou na unidade de saúde com 37 semanas de gestação com suspeita de dengue, ou zika vírus e todos os procedimentos médicos foram tomados, ou seja, colhido material para exames, medicação e, por haver suspeita, material enviado para o laboratório Adolfo Lutz, em São Paulo, conforme preconiza o protocolo do Ministério da Saúde.

Os resultados levam de 20 a 30 dias para serem informados para a saúde municipal. A gestante, como todas as outras com suspeita de Zika Vírus, farão o tratamento conforme estabelecido pelo fluxograma desenvolvido de forma pioneira pela Sesau, atendida pelo Centro de Doenças Infecto-parasitárias (Cedip – Hospital Dia) por uma equipe multidisciplinar, com posterior acompanhamento da criança. Ainda de acordo com a Sesau, datar o momento do parto é função obstétrica, portanto cabe aos profissionais médicos da especialidade determinar ou não os procedimentos.

A Sesau reafirma apenas dois casos confirmados de Zika Vírus em gestantes, que estão sendo acompanhadas por equipe multidisciplinar no Cedip, e informa que todas as outras pacientes com "suspeita" da doença também têm este acompanhamento preventivo.

 

Envie seu Comentário