Nível do Rio ultrapassa 9 metros em Aquidauana

 
Água encobriu parte da rua Teodoro Rondon (Foto: Victor Chileno, enviado especial) Água encobriu parte da rua Teodoro Rondon (Foto: Victor Chileno, enviado especial)

O Rio Aquidauana amanheceu nesta quinta-feira, 14, medindo cerca de 9,29 metros, subindo 13 cm durante a noite e a chuva ultrapassa 151 mm no acumulado desde o dia 1º deste mês.

Por causa da subida das águas, 11 famílias foram retiradas de áreas alagadas, o que representa mais de 20 pessoas afetadas. Mas o número número de desabrigadas nos municípios de Aquidauana e Anastácio já ultrapassa uma centena levando-se em conta moradores da zona rural encontram refúgio em casa de familiares, amigos e nos abrigados providenciados pelas autoridades das cidades.

A água encobriu parte da rua Teodoro Rondon - um dos acessos de entrada para Aquidauana - dificultando o trânsito pela região. Para hoje, a previsão é de que militares do Exército Brasileiro dêem início à montagem da passadeira para a passagem de pedestres e ciclistas logo pela manhã e a possibilidade da construção da ponte para veículos, como a realizada no ano de 2011, também não deve ser descartada.

A Ponte Velha, que estava fechada havia alguns dias para manutenção de suas estruturas, precisou ser liberada, devido à urgência da situação.

Devido ao alto fluxo de veículos, a Ponte Velha teve um de seus caibros rompidos e precisou novamente ser interditada. Os reparos, de acordo com funcionários da Prefeitura de Anastácio, aconteceram durante a tarde e noite desta quarta e ainda hoje pela manhã o trânsito foi ser liberado.

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde de saúde, com medidas para evitar a disseminação de doenças, visitam as famílias desalojadas dando orientações de saúde, vacinando crianças distribuindo medicamentos e a Vigilância Sanitária, também visita os locais afetados, verificando as condições de saúde de animais domésticos.

Cresce o número de desabrigados e trânsito em ponte está comprometido

— Diário Digital