Dilma reúne Temer e 9 ministros no Planalto após protestos

 

A presidente Dilma Rousseff se reúne, na manhã desta segunda-feira, com o vice-presidente Michel Temer e nove ministros mais próximos, que compõem o grupo de conselho político da presidente. No encontro, o Palácio do Planalto deve fazer uma avaliação do alcance dos protestos contra o governo federal no domingo.

Este é o primeiro encontro de Dilma com o conselho ampliado. Participam do encontro os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Pepe Vargas (Relações Institucionais), Miguel Rossetto (Secretaria Geral), Jaques Wagner (Defesa), José Eduardo Cardozo (Justiça), Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia), Gilberto Kassab (Cidades), Eliseu Padilha (Aviação Civil) e Eduardo Braga (Minas e Energia).

Dilma decidiu na semana passada incluir ministros do PMDB e Kassab, do PSD, para aumentar o poder de aliados em seu núcleo político, depois de sofrer resistência no Congresso e enfrentar protestos nas ruas. O partido de Michel temer cobrava maior participação nas decisões políticas, já que Dilma se reunia apenas com ministros do PT para traçar suas estratégias.

Ontem, a presidente escalou José Eduardo Cardozo e Miguel Rossetto para falarem em nome do governo. Na entrevista coletiva, os dois prometeram ampliar o diálogo com diferentes setores da sociedade e anunciaram que vão apresentar um pacote anticorrupção, promessa de campanha de 2014.