Bernal é reconduzido à prefeitura da Capital

 

Por maioria dos votos, a 1º turma do Tribunal de Justiça rejeitou agravo contra liminar que reconduz Bernal ao cargo

— Diário Digital

Por dois votos a um, a 1º Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul rejeitou agravo da Câmara Municipal de Campo Grande e manteve liminar concedida pelo juiz de 1º Instância David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos que reconduz Alcides Peralta Bernal (PP) ao cargo de prefeito da Capital. Com a decisão, a liminar volta a vigorar e Bernal retorna à prefeitura.

No entanto, o mérito da ação ainda vai ser julgada em 1º instância. O relator do processo, desembargador Divoncir Maran, votou contra a recondução, mas teve voto vencido pelos desembargadores Sérgio Martins e Tânia Maria Borges que votaram contra o agravo e à favor da liminar. Bernal está em Brasília e deve desembarcar às 20h em Campo Grande.

Ele deverá aguardar comunicado oficial da Câmara Municipal para retornar ao cargo. Há informações de que haveria uma nova cerimônia de posse do prefeito.

Apoiadores de Alcides Bernal, ex-vereadores e ex-secretários acompanharam a sessão e, neste momento, fazem festa do lado de fora do Tribunal de Justiça.

Alcides Bernal foi eleito em outubro de 2012 com 270 mil no segundo turno, quando venceu o candidato Edson Giroto (PMDB). Ele assumiu em 1º de janeiro de 2013 e teve um mandato marcado por conflitos com a Câmara Municipal, problemas administrativos e sob investigação do MPE (Ministério Público Estadual).